-
Postado em 05 de Março de 2024 às 09h49

Pessoas acima de 70 Anos não são mais obrigadas a casar pelo regime de Separação de Bens (duplicado)

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal, STF, trouxe uma mudança significativa para o direito civil no Brasil. Agora, de acordo com a determinação, pessoas com mais de 70 anos não são mais obrigadas a casar pelo regime de separação de bens, proporcionando mais autonomia e liberdade para os idosos.

Essa decisão reflete um avanço importante na busca pela igualdade e justiça para todas as faixas etárias, respaldada pela Constituição Federal que proíbe expressamente a discriminação por idade. A partir de agora, para afastar essa obrigatoriedade, é necessário formalizar o desejo por meio de uma escritura pública, que deve ser firmada em cartório. Além disso, aqueles que já estão casados ou em união estável e têm mais de 70 anos podem alterar o regime de bens, mas com autorização judicial, com efeitos patrimoniais apenas para o futuro.

Essa decisão do STF representa um passo importante na proteção dos direitos individuais e na promoção da igualdade perante a lei, reforçando o compromisso do judiciário brasileiro com a justiça e a equidade.

Veja também

TJ SC NEGA UNIÃO ESTÁVEL DE CASAL QUE NÃO JUNTOU AS ESCOVAS DE DENTE: FOI NAMORO QUALIFICADO21/10/19 A Justiça de Santa Catarina não reconheceu como união estável a relação mantida entre um casal do Alto Vale do Itajaí que perdurou 10 anos, até ser encerrada por mensagem de WhatsApp. Para o juízo de origem, em entendimento confirmado na apelação que tramitou na 6ª Câmara Civil do TJ, ausente o objetivo de......
Conheça as opções de Regimes de Bens08/09/21 Os regimes de comunhão de bens são tratados pelo Código Civil. As regras irão variar de acordo de acordo com o regime de comunhão de bens escolhido pelo casal na oficialização da sua união. Aqui no......

Voltar para NOTÍCIAS

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.